Alterar idioma:

PSA Carbon Agro Perene – Reservas Votorantim

O QUE É

A Reservas Votorantim se uniu à Citrosuco, maior produtora de suco do laranja do mundo, e à ECCON Soluções Ambientais para lançar uma nova metodologia de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), o PSA Carbon Agro Perene. Esse sistema visa garantir a prestação de Serviços Ambientais por meio da remuneração dos proprietários rurais, gerando benefícios para a sociedade e atendendo às necessidades urgentes de mitigação de mudanças climáticas, neutralização de emissão de gases de efeito estufa e promoção da produção sustentável de alimentos.

Inédito, o PSA Carbon Agro é uma derivação de outra metodologia, o PSA Carbonflor, desenvolvida pela ECCON com contribuições da Reservas Votorantim, com o objetivo de geração de crédito de carbono pela conservação em áreas florestais. O PSA Carbonflor tem recebido amplo reconhecimento no Brasil e no exterior e pode ser uma das principais metodologias nacionais a serem aplicadas no Brasil nos próximos anos.

O maior diferencial da PSA Carbon Agro Perene é ser uma metodologia para o mercado de carbono no agronegócio, por meio da valorização da conservação aliada às boas práticas agrícolas. O documento esteve em consulta pública até o final de 2024 e segue em fase de consolidação para publicação oficial.

Mais informações em https://www.citrosuco.com.br/carbon/

RESULTADOS E OBJETIVOS

O PSA Carbon Agro Perene é um programa com valoração e pagamento pelos Serviços Ambientais e constituição de Créditos de Carbono Plus (C+) em propriedades com parcelas de áreas nativas preservadas ou conservadas e parcelas destinadas à produção agrícola de cultivos perenes realizadas em acordo com as boas práticas que favorecem a manutenção da biomassa, contribuindo com a mitigação das mudanças climáticas.

A remuneração dos produtores é feita por meio de Créditos de Carbono gerados pelos resultados dos seus Serviços Ambientais, que impactam Indicadores Ecossistêmicos e Indicadores de Boas Práticas Agrícolas. Para isso, são aplicadas métricas de prestação de serviços como conservação florestal, manutenção e melhoria de qualidade de água, manutenção de habitat para biodiversidade (fauna e flora), manutenção de ecossistemas, oferecimento de infraestrutura de suporte boas práticas agrícolas, boas práticas de manejo sustentável, conservação de solo, entre outras.

A medição dos Indicadores Ecossistêmicos e Indicadores de Práticas Agrícolas é a base de geração dos créditos C+, que funciona como meio para o pagamento pelos Serviços Ambientais. Isso funciona como um incentivo financeiro para a conservação ambiental e para a adoção de práticas agrícolas sustentáveis. Dessa forma, os Serviços Ambientais, uma vez reconhecidos, valorados e validados, tornam-se ativos transferíveis por meio do C+.

A Reservas Votorantim tem trabalhado em projetos e iniciativas que contribuam para os desafios da estabilidade climática não só no Brasil, mas no mundo. Na frente de carbono, foi pioneira no co-desenvolvimento de uma primeira metodologia de pagamento por serviços ambientais, incluindo o carbono florestal, na Mata Atlântica. Nessa iniciativa, somou esforços com ECCON Soluções Ambientais e Citrosuco para oferecer uma solução inédita de geração de créditos de carbono para o agronegócio, que pode ser uma opção viável para muitos produtores.

 

ODS

Não se aplica

 

Compromissos internacionais

Não se aplica

 

Compromissos Nacionais

Não se aplica

Impulsionar os benefícios
da produção de culturas sustentáveis

Região

Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste, Sul

Setor

Comércio e Serviços

Categoria

Preservação e/ou Restauração de Florestas