Alterar idioma:

PRO Carbono Commodities – Bayer

O QUE É

O PRO Carbono Commodities oferece uma solução inovadora para traders e indústrias que tem o agro em sua cadeia produtiva, promovendo a produção sustentável de commodities agrícolas como soja, milho e algodão. Utilizando dados primários para calcular a pegada de carbono em larga escala, desenvolvemos planos de intervenção eficazes para reduzir as emissões nas operações agrícolas. Nossa abordagem inclui a rastreabilidade de toda a produção através da tecnologia blockchain, garantindo transparência em toda a cadeia de valor até a entrega do grão ao comprador. Comprometemo-nos também com a preservação ambiental, assegurando o não desmatamento de áreas de vegetação nativa. Impulsionamos a sustentabilidade na cadeia em linha com exigências de mercados internacionais. A solução possibilita a verificação do compliance ambiental de acordo com o Código Florestal Brasileiro, impulsionando a sustentabilidade na cadeia em linha com exigências de mercados internacionais.
A mensuração da pegada de carbono da commodity é feita pela Footprint PRO Carbono, calculadora desenvolvida em parceria com a Embrapa, utilizando-se a metodologia de Análise de Ciclo de Vida (ACV) onde mensuramos a pegada do berço à “trader”. O resultado final se dá em kg CO2 eq/ tonelada soja, cálculo este que leva em consideração os limites operacionais desde a pegada dos insumos, passando pelas emissões de campo e mudança de uso da terra, até o transporte à trader.
A confiabilidade das informações é atestada por meio de plataformas agronômicas digitais que compilam informações de compliance socioambiental, inventário de emissões, critérios de monitoramento e gestão de emissões. Os inputs do inventário são dados primários que passam por um rigoroso processo de coleta e controle de qualidade até servir de input à calculadora.
O PRO Carbono Commodities tem como objetivo promover a produção e comercialização de commodities, cultivada com boas práticas no campo e livre de desmatamento, considerando a manutenção dos ecossistemas locais, de forma assegurada, rastreada e cientificamente reconhecida. Assim, ajudar as empresas a reduzir suas emissões ao mesmo tempo em que protegemos as florestas. Queremos garantir ainda que os agricultores do programa, além de não desmatamento e conversão, também sigam critérios socioambientais como critério de elegibilidade ao programa.

RESULTADOS E OBJETIVOS

Em maio de 2023, o PRO Carbono Commodities entregou a primeira carga de soja brasileira com pegada de carbono mensurada e livre de desmatamento, abrangendo 10 agricultores nos biomas Cerrado e Amazônia, em uma área de 159 mil hectares. Foram registradas 240 mil toneladas de soja, auditadas pelo Bureau Veritas e entregues à ADM com qualificação da origem, contendo as informações rastreáveis de produção e cálculo das emissões, e em consonância com análises socioambientais. A Bayer calculou que a pegada média de carbono do projeto foi de 925 kg CO2 eq/ton, 64% menor do que a pegada de carbono média da soja brasileira – de acordo com bases internacionais.
Previsão de conclusão do projeto: 2025/2026.

ODS

ODS 12: Produtividade – ODS 13: Pegada de CO2 eq/ton soja – ODS 15: Área conservada de floresta

COMPROMISSOS NACIONAIS

Não se aplica

21,3%
redução de gases do Escopo 1 e Escopo 2
12,7%
do Escopo 3

Região

Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste

Setor

Agropecuária e agroindústria

Categoria

Preservação e/ou Restauração de Florestas